Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Gestão de Marketing e Inteligência de Mercado
Pós-Graduação em Gestão de Marketing e Inteligência de Mercado
PÚBLICO ALVO

Gestores e profissionais com formação acadêmica de nível superior nas diversas modalidades que atuam ou desejam atuar na área comercial.

OBJETIVO

Desenvolver conhecimentos e habilidades em diversos conteúdos da área comercial; ampliar conhecimentos sobre planejamento e gestão da força de vendas; enriquecer a gestão comercial por meio da troca de experiências e interação com o mercado.

TITULAÇÃO

Certificado de "ESPECIALISTA EM GESTÃO DE MARKETING E INTELIGÊNCIA DE MERCADO”. 

RECONHECIMENTO PELO MEC

Os cursos de Pós-Graduação do IPG/ESUCRI estão em conformidade com as exigências legais do MEC/CNE/CES - Ministério da Educação/Conselho Nacional de Educação/Câmara de Ensino Superior através da Resolução 01/2007 CES-CNE/MEC (www.mec.gov.br). Assegura-se assim, aos nossos alunos a participação em cursos idôneos de acordo com a legislação e válidos em todo o território nacional.

DURAÇÃO

O Curso de Pós-Graduação em GESTÃO DE MARKETING E INTELIGÊNCIA DE MERCADO será integralizado no período acadêmico de 13 a 15 meses, aproximadamente, podendo ampliar e ou reduzir conforme calendário e mais 5 meses para produção do trabalho de conclusão/TCC.

As aulas serão ministradas nas sextas-feiras das 18:30h às 22:30h e sábados das 8h às 13h. Os encontros ocorrerão preferencialmente a cada quinzena conforme cronograma da ESUCRI/IPG.

Local: Escola Superior de Criciúma - ESUCRI ou nos locais que a atividade disciplinar exigir. 

METODOLOGIAS DE ENSINO

Aulas expositivas presenciais, apoiadas por recursos de multimeios (DVD, projetor multimídia, etc.).

Seminários e debates para estudo de caso ou discussão de resultados das aulas de aplicação.

Elaboração de artigos e outros materiais como forma de avaliar a assimilação dos conteúdos e estimular a produção do conhecimento.

METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO

Os alunos serão avaliados através de prova escrita e/ou trabalhos no formato de artigos, a critério dos professores.

O desempenho dos alunos nas avaliações será registrado pelo professor na forma de conceitos: "A" - Ótimo, "B" - Bom, "C" - Regular, "D" - Ruim e "E" - Péssimo. Alunos que receberem conceito "D" ou "E" devem recuperar os conteúdos referentes à disciplina, através de frequência às aulas da disciplina em outra turma ou pesquisa bibliográfica, e prestar nova avaliação para verificação da recuperação dos conteúdos, com os respectivos pagamentos.

CONTROLE DE FREQUÊNCIA

Os alunos devem cumprir a frequência mínima de 75% das aulas, verificadas através de lista de chamada, e registradas pelo professor no software de gestão escolar pela internet.

Caso o aluno não obtenha a frequência mínima, deverá recuperar a disciplina em outra, se houver, turma com pagamento respectivo; exceção feita aos casos previstos em lei para o regime de estudo domiciliar.

AVALIAÇÃO DOCENTE/INSTITUCIONAL

Periodicamente, os alunos serão estimulados a preencherem um questionário de avaliação docente e institucional.

CONDIÇÕES PARA OBTENÇÃO DO CERTIFICADO

Para ser considerado aprovado no curso, fazendo jus ao certificado o aluno deverá: 

Cursar todas as disciplinas da grade curricular, com frequência mínima obrigatória de 75%.

Obter conceito A, B ou C em avaliação específica a cada disciplina, sendo permitido um máximo de 5 conceitos C em todo do programa. Caso o aluno obtenha mais de 5 conceitos C, deverá recuperar disciplinas em outra turma, obtendo conceitos A ou B.

Cursar as disciplinas preparatórias para a elaboração do trabalho de conclusão de curso, período durante o qual deverá apresentar anteprojeto e obter a aceitação por parte de um orientador devidamente credenciado junto à instituição.

Elaborar e apresentar trabalho monográfico, no formato de artigo científico, obtendo a aprovação por parte do orientador e da banca revisora.

Trabalhos que não obtenham a aprovação do orientador ou da banca serão reenviados ao aluno para que sejam efetuadas as correções necessárias, dentro de um prazo não maior que 6 (seis) meses após o término das disciplinas. 

MATRIZ CURRICULAR
GESTÃO DE MARKETING E INTELIGÊNCIA DE MERCADO
Disciplina
Carga Horária
Integração e Relações Interpessoais
10
Técnicas de Negociação e Gestão de Conflitos
20
Analise Crítica da Arquitetura e Urbanismo
20
Cenários, Políticas e Tendências Econômicas
30
Inteligência de Mercado
20
Gestão Financeira Aplicada: Indicadores
30
Administração da Força de Vendas
20
Logística de Suprimento e Trade Marketing
30
TI nas Aplicações de Negócios – Design Thinking
20
Comunicação Interpessoal e Técnicas de Apresentação
20
Psicologia e Comportamento do Consumidor
20
Planejamento de Vendas e Negociação
20
Finanças Corporativas e Investimentos
20
MTC – Elaboração Acadêmica de Artigo
30
Atendimento ao Cliente: Vendas, Resultados e Fidelização
30
Gestão Estratégica da Lealdade de Clientes
20
MES - Metodologia do Ensino Superior
20
Pesquisa de Campo e Relatos de Experiência
20
Orientação Supervisionada da Produção Acadêmica / Artigo
40
Total
440h/a
CORPO DOCENTE

Equipe formada por mestres, doutores e professores convidados com grande experiência acadêmica e profissional, que vem para ampliar o grau de conhecimento de nossos Pós-Graduandos.