Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Notícias
Acadêmicos do curso de Direito da Esucri participam de julgamento simulado

Atividade é uma das metodologias ativas realizadas no curso e ocorreu no auditório da instituição

 

Os acadêmicos da sexta fase do curso de Direito das Faculdades Esucri participaram de uma sessão de julgamento simulado do tribunal da Justiça do Trabalho. A atividade foi realizada no auditório da instituição. Com o tema ‘Condicionamento de Benefícios Coletivos ao pagamento da Contribuição Sindical’, a simulação possibilitou aos 70 alunos o aprimoramento da oralidade, trabalho em equipe e a compreensão do tema através da metodologia ativa em sala de aula.

 

De acordo com a professora responsável pela atividade, Rafaela Smania, por meio do relatório de um processo, os futuros advogados foram divididos em duas equipes. Uma delas representava o reclamante, e a outra equipe representada a empresa que sofreu a reclamação. “As teses foram formuladas e defendidas através de sustentação oral, e o julgamento delas foi realizado por estudantes após escutarem os argumentos trazidos pelas equipes”, explica Rafaela.

 

O julgamento simulado é uma das metodologias ativas usadas no curso, que trabalha o desenvolvimento de competências e habilidades dos acadêmicos. “Por meio disso conseguimos aprimorar a capacidade argumentativa do aluno, pensamento rápido, desenvoltura na fala, trabalho em equipe.  Isso ajuda na compreensão do tema, que acontece por meio da própria iniciativa do acadêmico e não de um ensino expositivo”, comentou a professora.

 

Texto: Natasha Monteiro
Fotos: Divulgação