Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Notícias
Esucri apresenta autocuidados aos profissionais de saúde e psicólogos

Especialistas do Serviço de Psicologia Aplicada Esucri (Spae) divulgam dicas para enfrentar a pandemia de coronavírus


Promover o bem-estar e saúde psicológica é tão importante quanto cuidar da parte física.  A Covid-19 é o atual desafio dos profissionais de saúde e psicólogos, podendo causar uma série de problemas: exaustão física, frustrações, culpa, incapacidade, entre outros.


Segundo a coordenadora do Serviço de Psicologia Aplicada Esucri (Spae), professora Sandra Barros, uma vez expostos a situações de estresse elevado, os profissionais são particularmente vulneráveis a sentimentos de medo, ansiedade e a síndrome de Burnout. "Nós reagimos a esses dilemas de formas diferentes. É necessário respeitar as estratégias dos outros como silêncio, irritabilidade, isolamento e até a necessidade de falar", comentou.


"A procurar por ressignificação, encontrar pontos positivos como o tempo em família, podem ajudar no processo", explica Sandra.

 


Confira as dicas básicas para um maior autocuidado nestes tempos difíceis:

 

- Descanse: respeite momentos de pausa, sono, dias de folga;
- Alimente-se de forma saudável;
- Hidrate-se; realiza exercício físico e de respiração/ relaxamento;
- Mantenha contato com familiares e amigos de forma virtual;
- Organize suas atividades de lazer: filmes, séries, livros, estudos. Coloque em prática aquele projeto que você estava sem tempo para realizar em mude o foco;
- Evite o consumo excessivo de álcool, tabaco ou outras substâncias aditivas.


Para a professora do curso de psicologia da Esucri, Rafaela Matavelli, ser construtivo e otimista, concentrando-se na resolução de problemas e partilhando casos de sucesso também são maneiras de enfrentar os problemas. "Contar com o apoio dos colegas é essencial, dividir preocupações a fim de combater a sensação de isolamento também. Não se deve ter vergonha de pedir ajuda, se for o caso", concluiu.

 

 

Texto: Natasha Monteiro, sob supervisão de Amanda Ludwig/ Traquejo Comunicação