Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Notícias
Incentivo à iniciação científica: artigo de alunos de Psicologia é publicado por revista

Recortes da pesquisa já haviam sido apresentados em eventos de Criciúma e Florianópolis

 

Os alunos Vítor Apolinário e Roussel Cesconeto, estudantes do curso de Psicologia das Faculdades Esucri, tiveram uma boa notícia neste mês. Eles viram seu artigo “As percepções de psicólogos em relação ao suicídio: uma pesquisa qualitativa no cenário sul catarinense”, escrito em contribuição com as professoras Thaís Wachholz e Silvia Von, publicado na revista científica Psicologia e Saúde. 

 

O artigo foi escrito ao longo dos últimos anos durante um projeto de iniciação científica, a partir de um debate realizado na sub-sede do Conselho Regional de Psicologia (CRP) de Criciúma. Na oportunidade, em 2017, o debate tratou sobre as complexidades do suicídio, seus dados epidemiológicos e as repercussões psicológicas e sociais do ato. 

 

De acordo com a coordenadora do curso de Psicologia, professora Sandra Regina de Barros de Souza, os estudantes e a professora passaram a compor um grupo de estudo (na época com mais acadêmicos) que, após alguns meses de reuniões e de discussões, elaborou um projeto de pesquisa que foi encaminhado ao Comitê de Ética da Instituição. 


"Durante todos estes anos, recortes da pesquisa foram apresentados e defendidos em dois eventos científicos - III Congresso Catarinense de Psicologia Ciência e Profissão, que ocorreu na cidade de Florianópolis e na IX Semana de Ciência e tecnologia, em Criciúma, ambos em 2018", ressalta Sandra.

 

A coordenadora destaca, ainda, que a primeira versão do artigo foi imediatamente aceito pela revista. "Eles pediram atualizações pelo trâmite do tempo que leva entre escrita, submissão e publicação", explica Sandra.