Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Notícias
Sistema de pagamento PIX começa a funcionar nesta segunda

Tecnologia permitirá transações bancárias gratuitas em poucos segundos


No mês de fevereiro, o Banco do Brasil anunciou uma nova ferramenta de pagamento instantânea, o PIX. Após um breve período de cadastro da chave PIX e testes de funcionamento, as transferências e pagamentos gratuitos serão liberadas nesta segunda, dia 16.

Conforme a coordenadora de Ciências Contábeis da Esucri, professora Jádina de Nez, com o PIX, algumas transações bancárias podem ser feitas em até dez segundos, 24 horas por dia, incluindo os fins de semana.

Segundo Jádina, com essa ferramenta, Transferência Eletrônica Disponível (TED) e o Documento de Crédito (DOC) não possuem custo, estando disponível direto no App do banco de preferência. “A ferramenta inova quando inclui o uso de QR Code dinâmico e estático no sistema, sendo um temporário e outro que permite ser usado sempre”, explica Jádina.

Uma chave PIX pode ser criada por meio de dados pessoais de pessoas físicas e jurídicas. “Um número de telefone, CPF, e-mail e uma senha aleatória podem ser utilizadas como apelido para a operação”, conclui a professora.

 

Texto: Natasha Monteiro, sob supervisão de Amanda Ludwig/Traquejo Comunicação

Foto: Unsplash