Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Notícias
Sistemas de Informação da Esucri promove projeto interdisciplinar virtual Robocode

Desafio final ocorre nesta quarta-feira, dia 17, pelo YouTube

 

Desde o início do semestre, os estudantes do curso de Sistemas de Informação da Esucri estão participando do projeto virtual Robocode, que visa desenvolver atividades interdisciplinares integradas com as algumas disciplinas técnicas da graduação.

 

Os participantes formaram grupos que desenvolveram as atividades coletivas de programação sobre o tema 'Adoção Animal'. Cada desafio foi disponibilizado nas três etapas do evento, relacionadas à Banco de Dados, Programação Orientada a Objetos, Programação Web e Programação Mobile, para acumular pontos que serão somados a quarta etapa, o desafio final da Batalha de Robocode, que ocorre nesta quarta-feira, dia 17, às 20h30, pelo YouTube. Através destes resultados, eles irão conquistar benefícios nas disciplinas, bem como em atividades complementares para o curso.

 

“O projeto possibilitou com que o aluno realizasse a partir de uma mesma situação problema, atividades de diferentes disciplinas agregando desenvolvimento de uma visão sistêmica sobre o problema, desenvolvendo de forma prática as habilidades de pesquisa, análise e resolução de “situações/problemas/necessidades”, comentou a coordenadora do curso, professora Andréia Ana Bernardini.

 

Segundo o professor de Programação Web, Cristiano Salomão, as etapas são vinculadas, ou seja, o que foi feito em uma, foi continuado em outra em prol do auxílio no atendimento das ONGs de animais. “O desafio da minha disciplina foi desenvolver um site fictício para uma ONG. Entre as etapas foram feitas batalhas com os tanques de guerra do Robocode, onde os alunos aplicam a lógica de programação”, ressaltou.

 

Já o professor Cristiano Tomasi, das disciplinas de Banco de Dados do curso, comenta sobre como foi a primeira etapa do projeto. “Solicitei a construção de uma consulta que permitisse ao emissor de determinado relatório saber quem estava tentando adotar um pet. Podíamos ver quem já havia adotado algum e tinha sido devolvido, caracterizando assim, uma pessoa que pode ter problemas no cuidado com os bichinhos”, disse.

 

Na pagina do projeto https://robocode.esucri.com.br, interessados podem saber mais detalhes, como as equipes e os desafios.

 

Texto: Natasha Monteiro, sob supervisão de Amanda Ludwig/Traquejo Comunicação

Foto: Divulgação/Esucri